quinta-feira, julho 27, 2006

DESCOBRINDO O CMAP TOOLS

Esta semana minhas atenções estão voltadas para a construção da segunda versão do mapa conceitual do projeto de aprendizagem. Já havia criado um, mas a atividade deveria ser feita em grupo. Estou diante de mais um desafio: a elaboração da segunda versão do mapa conceitual do nosso projeto interagindo à distância. Novas dificuldades surgiram: como construir um mapa em grupo, sem nos reunirmos presencialmente? Foi então que uma luz brilhou no meu caminho, o fórum construindo mapas conceituais foi criado e lá poderíamos postar nossas dúvidas e interagir com a professora Fernanda, monitores e os colegas do grupo. Foi neste fórum que consegui esclarecer dúvidas a respeito da criação da segunda versão do mapa conceitual. No fórum foi sugerido que criássemos no wiki uma página só para o mapa conceitual e lá elaboraríamos o mapa coletivo comentando a respeito das sugestões de cada um. Mais que depressa criei esta página e coloquei no SideBar um link para acessá-la.Também não havia conseguido conectar o servidor da UFRGS no Cmap Tools, e foi através deste fórum que fiz isso. A Aline Vicente respondeu uma postagem minha onde pedia ajuda para resolver meu problema. Com a resposta dela, que foi um verdadeiro tutorial, consegui acessar o servidor e a partir daí me surgiu uma nova idéia que compartilhei com meus colegas de grupo: usar o servidor da UFRGS para elaborar o mapa conceitual em conjunto. Fiz uma parte e salvei no servidor, mandei um e-mail para os colegas de grupo acessarem o servidor e abrirem o mapa para continuar a elaboração do mesmo, cada um pode fazer uma parte e todos podemos compartilhar com comentários a respeito da criação coletiva no Wiki. Mas as surpresas e descobertas não terminaram por aí, enquanto acrescentava minha contribuição ao mapa conceitual no Cmap descobri que o mesmo tinha mais um recurso, um chat para interações. Isso quer dizer que se o grupo estiver elaborando o mapa no mesmo horário e conectados a Internet, podem conversar e trocar idéias usando o bate-papo do Cmap Tools. Isso é o máximo! Além disso, esta semana estive participando do presencial de mais um curso de informática educativa, novos conhecimentos se somaram a minha bagagem. Como é bom quando temos a oportunidade de ampliar aprendizagens, de interagir utilizando os recursos que as novas tecnologias nos proporcionam!

3 Comments:

At 22:05, Blogger Aline_Kunst said...

Olá!
Legal ver que estão descobrindo coisas novas no uso das diferentes ferramentas.

Sou a nova tutora de vocês e estarei sempre bisbliotando os blogs e wikis e postando coisas pra vocês. Estou aí por que for preciso.
Beijos
Aline Kunst

 
At 09:19, Anonymous Anônimo said...

Oi Eliane!Eu inseri gifs assim:procurei na net uma página de gifs e salvei em meus favoritos.Depois sempre que desejo um gifs entro lá e copio a linguagem HTML e colo em URL faço dowalod e pronto.Eles ficam pulando alegria.Quanto ao bubbleshare, eu escaneei as fotos para o meu PC, e entrei no www.bubbleshare.com, daí foi só ir em:(na página do bubble share)creat a new story album now; new album name:Eliane'Photos;add photos(coloca quantas fofos vc quer);next step submit;uploading please wait;yor email;your name;I agree tothe;next step-submit;edit album description;ok;sahre yor album;email this album;sendo this album;sendo to;share;aparece a mensagem :this album has been shared.thank you;ok;daí seleciona copia,cola no blog e publica a postagem. Eliane eu já deixei aaqui o exmplo com a sugestão de nome para o teu álbum:eliane's Phtoto, vc pode trocar. Espero que te ajude.Beijos!

 
At 12:04, Anonymous Anônimo said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

 

Postar um comentário

<< Home