domingo, setembro 17, 2006

UMA INTERVENÇÃO E TANTO

Nada impede que o aprendiz possa construir conhecimento interagindo com a informação ou desenvolvimento de projetos. Porém, tudo indica que somente as ações espantâneas não são suficientes para gerar conhecimento. Essas construções necessitam do auxílio de indivíduos mais experientes, que possam facilitar o processamento da informação ou sua organização, de modo a tornar esse processo mais acessível.(VALENTE)


Estas palavras de José Armando Valente, retiradas do artigo Repensando as situações da aprendizagem: O fazer e o compreender, encontrado no site http://
www.tvebrasil.com.br/salto/boletims2002/te/tetxt4.htm, me levaram comprender o quanto é importante a troca entre alunos e professores para que ocorra interações e possíveis intervenções durante o processo de ensino e aprendizagem. Vivenciei isso durante este curso, quando realizava a atividade nove do proa um. A minha tarefa era analisar as postagens da colega Eloisa no fórum e as minhas postagens seriam analisadas pela colega Elena. A tarefa já estava concluida só faltava postar no endereço informado pelos professores. Então recebi um e-mail da Elena solicitando que fizesse minhas postagens para que ela pudesse fazer sua atividade. Foi uma surpresa ler este e-mail, pois ao meu entender já havia realizado estas postagens. Então, fiz o levantamento das postagens e enviei para Elena. Mas tive outra surpresa, ela retornou o e-mail dizendo que não era aquele fórum e sim um outro que estava junto dele, na mesma janela. Fui verificar e percebi que ela tinha razão, junto com um fórum havia mais dois que eu não tinha participado. Um deles era o tão procurado Papel da questão, que me deu muita dor de cabeça durante a primeira avaliação. E o outro era a Sintese dos fóruns, do qual deveria realizar a atividade 9. Agradeci muito a minha colega Elena pela informação, que considerei uma intervenção e tanto, pois a partir deste episódio fiquei mais atenta ao uso desta ferramenta. -OBRIGADO ELENA!

1 Comments:

At 01:25, Blogger Aline_Kunst said...

Olá!
É sempre bom aprender com os colegas, mesmo quando percebemos que foi só falta de atenção ou falta de intimidade com o ambiente.
Mas fico tranquila em ver a interação de vocês.

Beijos
Aline

 

Postar um comentário

<< Home