UMA VIAGEM AO CONHECIMENTO
Avaliando minhas aprendizagens até o presente momento percebi, através de uma reflexão sobre as mudanças ocorridas no modo de pensar e agir frente às situações apresentadas no decorrer destes meses de curso, que diante das intervenções com professores, tutores e colegas consegui ter uma visão mais clara sobre o uso de mapas conceituais e sua importância para o processo de construção do conhecimento. Construindo mapas conceituais temos a oportunidade de representar sistema de significações relacionados ao tema estudado. Enquanto estamos elaborando o mesmo, buscamos organiza-lo de forma a representar com clareza os conceitos adquiridos durante a pesquisa. A cada novo conceito surgem oportunidades de aprofundamento sobre outros assuntos, percebendo que o mapa abre um leque para uma constante viagem ao conhecimento. Um exemplo disso está na construção do nosso mapa do projeto de aprendizagem, onde buscamos representar inicialmente o que já sabíamos a respeito do tema estudado. No decorrer da pesquisa novos conhecimentos se somaram e o mapa conceitual foi se modificando, na última versão já conseguimos demonstrar as respostas para nossas dúvidas, que passaram a ser certezas. O surgimento de novas descobertas nos levaram a perceber que um mapa conceitual pode representar um forte aliado do professor para a avaliação da aprendizagem do aluno, pois o aluno só conseguirá construí-lo se possuir conhecimento a respeito do assunto abordado no mapa conceitual. E durante sua construção pode despertar outras dúvidas levando a realização de novas pesquisas.
1 Comments:
Olá Eliane!
Legal ver teu processo!
Preciso que mantenhas sempre teu blog atualizado para que eu possa acompanhar teu processo.
Bom final de semana!
Beijos
Aline
Postar um comentário
<< Home