domingo, setembro 17, 2006

UMA VIAGEM AO CONHECIMENTO

Avaliando minhas aprendizagens até o presente momento percebi, através de uma reflexão sobre as mudanças ocorridas no modo de pensar e agir frente às situações apresentadas no decorrer destes meses de curso, que diante das intervenções com professores, tutores e colegas consegui ter uma visão mais clara sobre o uso de mapas conceituais e sua importância para o processo de construção do conhecimento. Construindo mapas conceituais temos a oportunidade de representar sistema de significações relacionados ao tema estudado. Enquanto estamos elaborando o mesmo, buscamos organiza-lo de forma a representar com clareza os conceitos adquiridos durante a pesquisa. A cada novo conceito surgem oportunidades de aprofundamento sobre outros assuntos, percebendo que o mapa abre um leque para uma constante viagem ao conhecimento. Um exemplo disso está na construção do nosso mapa do projeto de aprendizagem, onde buscamos representar inicialmente o que já sabíamos a respeito do tema estudado. No decorrer da pesquisa novos conhecimentos se somaram e o mapa conceitual foi se modificando, na última versão já conseguimos demonstrar as respostas para nossas dúvidas, que passaram a ser certezas. O surgimento de novas descobertas nos levaram a perceber que um mapa conceitual pode representar um forte aliado do professor para a avaliação da aprendizagem do aluno, pois o aluno só conseguirá construí-lo se possuir conhecimento a respeito do assunto abordado no mapa conceitual. E durante sua construção pode despertar outras dúvidas levando a realização de novas pesquisas.

1 Comments:

At 14:40, Blogger Aline_Kunst said...

Olá Eliane!
Legal ver teu processo!
Preciso que mantenhas sempre teu blog atualizado para que eu possa acompanhar teu processo.
Bom final de semana!
Beijos
Aline

 

Postar um comentário

<< Home