sábado, novembro 18, 2006

Proa1,proa2,proa3.....proa12

Imaginem, estamos no proa 12, desde o inicio deste curso, minha vida, meus pensamentos giram em torno de proas. O proa 1 está em fase final, aprendi a criar páginas na internet, a fazer este blog, e o mais importante aprender com projetos de aprendizagem. Questão norteadora, certezas, dúvidas, mapa conceitual, quantas aprendizagens navegando nas ondas deste mundo virtual. No proa 2, a viagem pelos mapas conceituais, me conduziram a pensar refletindo sobre meu próprio pensamento. Organizei minhas idéias, os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa em forma de uma figura, o mapa conceitual.O estudo sobre currículos também me levou a refletir sobre a realidade nas escolas. No proa 3, as interações e as intervenções foram o foco de minhas aprendizagens. Embasado na teoria de Piaget, busquei entender como ocorre as interações durante o processo de aprendizagem e como as intervenções vem contribuir para o ato de aprender. No proa 4, continuei aprendendo sobre a teoria de Piaget, fazendo uma retomada do processo de desenvolvimento da inteligência na criança, a atividade perceptiva passando para atividade cognitiva. As interações nos fóruns foram muito importante para a realização das atividades nestes proas. O proa 5 chegou muito falante, com um cronograma que ao imprimi-lo fiquei tão contente que dei pulos de alegria. A organização é dez. O assunto é dez, as atividades, os textos super interessantes. Cá entre nós, adoro estudar sobre mídias e TICs. O proa 6, aprender sobre projetos de pesquisa está sendo muito bom, conhecer um vê espistemológico , pensar sobre a pesquisa que vou fazer para meu trabalho final do curso já estava na hora. Este proa veio para colocarmos os pés no chão e se preparar para o que vem pela frente. O proa 7, um assunto muito especial. Nunca tinha percebido o quanto é importante estudarmos sobre a Educação Inclusiva nos dias de hoje. No proa 8, que proa 8, não existe? E o 9, onde está? Fui olhar no cronograma, são disicplinas opcionais. E o proa 10, fazer uma auto-avaliação das aprendizagens nos leva a perceber no que devemos melhorar e o quando aprendemos. E no proa 11, fazer um inventário do conhecimento sobre o uso do ambiente e ferramentas foi interessante pois me levou a perceber o que já sei usar e o que preciso aprender a usar. E finalmente chegou o proa 12, e chegou com toda a pompa, com atividades que vão até o próximo ano. Cronograma cheio! Mas como diz o ditado, o que é do homem o bixo não come. Vamos lá o tema proposto neste proa é semelhante ao proa 5, logo é o meu assunto predileto.

3 Comments:

At 23:38, Blogger Suzana said...

Olá, Eliane! Fiquei muito contente ao ler as linhas que escreveste sobre o PROA 5 e 12... fizeste um "diagnóstico" muito correto: não é só o PROA5 que é falante, sou também!! Hehehe... e é muito bom quando gostamos muito de um assunto, pois passar a estudá-lo se torna ainda mais interessante e empolgante!
Um abraço e ótimos trabalhos pra nós!
Suzana

 
At 11:13, Blogger Aline_Kunst said...

Olá Eliane!
Legal essa tua retrospectiva das tuas diferentes aprendizagens no curso.
Qualquer coisa que precisares entre em conato.
Beijos
Aline

 
At 21:24, Blogger Aline_Kunst said...

Olá Eliane!
Passe no PROA12 para realizar as atividades lá solicitadas.
Boa semana!
Beijos
Aline

 

Postar um comentário

<< Home