domingo, setembro 17, 2006

MAIS UM MAPA CONCEITUAL

Após leituras, questionamentos, intervenção da Fernanda e Aline percebi que o mapa conceitual ainda não estava pronto, precisavámos alterá-lo, um chat foi programado, colegas postaram suas contribuições, então resolvi colocar a mão na massa e mais uma vez novas idéias surgiram. Então percebi que um mapa não tem fim. A cada novo conceito surge novas alternativas de pesquisa. E sob uma visão construtivista embasada na teoria de Piaget pode-se afirmar que mapas conceituais representam sistemas de significações que evidenciam o quanto o sujeito tem se aprofundado a respeito do assunto abordado no mapa. Nesse sentido, pode-se realizar um acompanhamento do processo de construção do conhecimento do sujeito. Assim, esta ferramenta pode servir de recurso apara a avaliação e acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno, levando em conta que um mapa nunca estará pronto, a cada novo conceito acrescentado surgem outros, levando-nos a constatar que o mesmo representa um ponto de partida para novas pesquisas, novas descobertas.

1 Comments:

At 01:28, Blogger Aline_Kunst said...

Olá!
Bom ver que entenderam que o mapa não tem fim... E realmente como instrumento de avaliação é ótimo, pois nele percebemos as relações estabelecidas.

Bom final de semana!
Beijos
Aline

 

Postar um comentário

<< Home